sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A Informática como Ferramenta Educativa







Estou escrevendo sobre este assunto no meu TCC, é um assunto que me interesso bastante, gosto muito de trabalhar com informática na educação.


De nada adianta possuir computadores na escola e não saber como utiliza-los é preciso fazer dele uma ferramenta de aprendizagem importante na educação. Com isso, alerta-se para a necessidade de se utilizar a informática como meio para desenvolver novas competências e habilidades. Pois o computador desempenha um papel importante, como fonte de motivação, participação, envolvimento e desenvolvimento intelectual do aluno. A informática como ferramenta educativa representa um poderoso recurso a ser utilizado pelo aluno em seu processo de aprendizagem, que permite ao mesmo criar, comunicar-se e até resolver problemas.
Conforme Almeida, M.E (2000), o computador empregado como ferramenta cultural favorece o pensar com e o pensar sobre o pensar, permitindo ao professor identificar o estilo de pensamento do aluno e seu nível de desenvolvimento. Nesse contexto essa ferramenta permite desenvolver várias atividades na escola como: elaboração de textos, usando editores e blogs, estimular a criatividade com o editor de imagens, fonte de pesquisa de informação na internet, trabalhar com gráficos e formulas matemática, utilizando o editor de planilha, apresentação em slides sobre diversos temas, até mesmo criar seu próprio jogo, trabalhos gráficos utilizando o corel draw, criar jornal escolar através do software windesing, se comunicar com outras pessoas através de chats, listas de discussão.


Quando se fala em, utilizar a informática como ferramenta educativa, não é simplesmente pensar em softwares específicos para relacionar com as disciplinas da grade curricular, claro que faz parte, porém a escola precisa ser mais aberta fazendo-se perceber que o computador é um instrumento educativo,que pode proporcionar a interdisciplinaridade, criando possibilidade do aluno entender realmente o significado da informática, sendo assim o aluno passará a ter um novo olhar sobre as novas tecnologias da informação, fazendo-o pensar que pode usar o computador para produzir conhecimento e não apenas para manusear um software, nessa abordagem o computador não é um detentor do conhecimento, mais sim facilitador de sua construção proporcionando desenvolvimento a partir de suas próprias ações.