quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Importância da Informática na Educação


No decorrente século XXI a sociedade tem passado por grandes transformações, tanto em aspectos econômicos, financeiros, sociais, como também educacionais, pois falar de transformação é importante perceber que aliada a ela, está à evolução tecnológica, e não se pode deixar de ressaltar sua importância no âmbito escolar.
Para Marques, Mattos e Taille (2001), os computadores invadem literalmente todos os setores da atividade humana, até a arte. Ver uma revolução igual no ensino com o emprego destas novas máquinas inteligentes.
A questão da informática relacionada à educação tem uma análise histórica do uso da tecnologia no ensino, desde a década de 20, através de uma idéia usada por Siney Pressey, professor da Universidade Estadual de Ohio, que introduziu o uso das máquinas no ensino, através de uma apresentação automática de testes aos alunos, ele apontava que o resultado imediato fornecido pela máquina confirmando as corretas e enfraquecendo as respostas erradas, apresentava um importante efeito educativo sober a aprendizagem do conhecimento imediato por parte do estudante.
No Brasil, o uso da tecnologia educacional, teve início no final da década de 60, quando se buscava planejar a educação de modo a adota-la de uma organização racional e científica, resultando como meta a formação técnica profissional que passava a ser exigida pelo crescimento econômico e pelo processo de industrialização que o país passava naquele momento. Diante desse contexto, procurava-se adequar a escola ao modelo de desenvolvimento econômico, fazendo uso de instrumentos tecnológicos. Dentro desse aspecto, já na década de 80, o uso da tecnologia passou a ser mais valorizado, onde o computador se destacou como um dos principais instrumentos no processo de ensino e aprendizagem.