quinta-feira, 18 de junho de 2009

Seja Bem Vindo ao Meu Blog!!


Olá
Esse blog tem como objetivo informar os leitores, e professores da área, atividades relacionadas a aulas de informática.

Cleide.

domingo, 7 de junho de 2009

A aplicabilidade do Computador nos Laboratórios de Informática Utilizando Software livre


O BR OFFICE WRITER: é um editor texto muito usado, essa ferramenta estimula a leitura e a produção de texto, pois de acordo com o cronograma acima é possível utiliza-lo para editar uma redação, histórias, trabalhos escolares, elaboração de convites, cartão de visita da escola, jornal escolar abordando temas sugeridos pela escola podendo conter informações das atividades desenvolvidas na escola, trabalho sobre diversos aspectos abordados pelas disciplinas, produção de currículos, e até mesmo elaborar um livro com os alunos.
O IMPRESS: é um editor de apresentação, um recurso que permite ao aluno organizar suas idéias, analisar questões, expressar sentimentos, refletir sobre temas discutidos em sala de aula, promovendo a construção de novos conhecimentos.
O CALC: é um editor de planilha, um poderoso instrumento pedagógico para o professor trabalhar pesquisa coletando dados, trabalhando as informações em termo de média, porcentagem, amostra, gráficos, pode fazer uma pesquisa de preços de determinados produtos, colaborando com as compras da família e aprendendo matemática no dia a dia. Esse recurso também permite trabalhar criação de tabelas grandes, e jogos matemáticos.
GIMP: é um editor de gráfico, este recurso permite trabalhar com edição de fotos, ferramentas gráficas para trabalhar com bannes, cartão de visita, diversos tipos de convites, logomarcas, permitindo ao aluno desenvolver a criatividade na elaboração desses produtos.
INTERNET: é um recurso muito rico em conteúdos, possibilita ao professor trabalhar vários recursos como: construção de blogs educativos ou o próprio blog escolar, aprofundar os temas visto em sala de aula através de pesquisas, trocar experiências com lista de discussão, sites que trabalha com disciplinas: só matemática, só português, só biologia, só ciências.


Ao se falar em utilizar a informática como ferramenta educativa, não é simplesmente pensar em softwares específicos para relacionar com as disciplinas da grade curricular, claro que faz parte, porém a escola precisa ser mais aberta fazendo-se perceber que o computador é um instrumento educativo, que pode proporcionar a interdisciplinaridade, criando possibilidade de o aluno entender realmente o significado da informática.