sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A Informática como Ferramenta Educativa







Estou escrevendo sobre este assunto no meu TCC, é um assunto que me interesso bastante, gosto muito de trabalhar com informática na educação.


De nada adianta possuir computadores na escola e não saber como utiliza-los é preciso fazer dele uma ferramenta de aprendizagem importante na educação. Com isso, alerta-se para a necessidade de se utilizar a informática como meio para desenvolver novas competências e habilidades. Pois o computador desempenha um papel importante, como fonte de motivação, participação, envolvimento e desenvolvimento intelectual do aluno. A informática como ferramenta educativa representa um poderoso recurso a ser utilizado pelo aluno em seu processo de aprendizagem, que permite ao mesmo criar, comunicar-se e até resolver problemas.
Conforme Almeida, M.E (2000), o computador empregado como ferramenta cultural favorece o pensar com e o pensar sobre o pensar, permitindo ao professor identificar o estilo de pensamento do aluno e seu nível de desenvolvimento. Nesse contexto essa ferramenta permite desenvolver várias atividades na escola como: elaboração de textos, usando editores e blogs, estimular a criatividade com o editor de imagens, fonte de pesquisa de informação na internet, trabalhar com gráficos e formulas matemática, utilizando o editor de planilha, apresentação em slides sobre diversos temas, até mesmo criar seu próprio jogo, trabalhos gráficos utilizando o corel draw, criar jornal escolar através do software windesing, se comunicar com outras pessoas através de chats, listas de discussão.


Quando se fala em, utilizar a informática como ferramenta educativa, não é simplesmente pensar em softwares específicos para relacionar com as disciplinas da grade curricular, claro que faz parte, porém a escola precisa ser mais aberta fazendo-se perceber que o computador é um instrumento educativo,que pode proporcionar a interdisciplinaridade, criando possibilidade do aluno entender realmente o significado da informática, sendo assim o aluno passará a ter um novo olhar sobre as novas tecnologias da informação, fazendo-o pensar que pode usar o computador para produzir conhecimento e não apenas para manusear um software, nessa abordagem o computador não é um detentor do conhecimento, mais sim facilitador de sua construção proporcionando desenvolvimento a partir de suas próprias ações.


4 comentários:

  1. Oi cleide, achei seu tema de TCC muito interessante.
    Você já o concluiu?
    Estou começando a estudar tal assunto.
    SE você puder disponibilizá-lo para mim, eu agradeço.
    savioup@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. oie Cleide...
    Embora não tenha mestrado nessa área. Sou defensora árdua em prol da implantação da informática educativa nas escolas. Tenho um blog onde tbm exponho minhas idéias nesse sentido e tbm algumas experiencias em sala da aula, ou melhor, laboratório. Afinal, são 10 anos nessa área.
    Se quiser acessar:
    www.freewebs.com/linolica

    ResponderExcluir
  3. OI Cleide, tbm estou fazendo meu tcc nessa área, mais quero direcionar o tema em relação a informática educativa na pratica pedagógica, vc teria algum material para disponibilizar?

    ResponderExcluir
  4. ola.Falo de Portugal e na proxima semana tenho de apresentar um trabalho sobre a informatica como ferramenta na educação.caso teno algukm material que me possa disponibilizar agradeço.
    Ana

    ResponderExcluir

poste seu comentário